TRIBUTO A TOINHO, O VENDEDOR DE FRUTAS



         Durante muitos anos fui freguesa do brincalhão vendedor de frutas, Toinho. Passava em minha porta, quando morava na Rua Santa Rosa, e gritava: "Banana, banana, melancia, mamão, laranja", e enquanto gritava, ficava rodopiando com o seu carrinho de mão e, começava a cantar. De longe, já se escutava o seu cantarolar, com músicas apaixonadas. Mudava de chapéu de palha frequentemente e vaidoso, pintava os cabelos de preto Uma criatura muito especial e educada.

         De repente notei sua ausência, e cadê o vendedor de banana, me perguntei, tinha desaparecido. Falando para minha querida sogra, d. Maria Almeida sobre ele, o que ela me falou deixou-me triste: "Que ele estava enlouquecido, todo sujo, rolando no chão em frente ao Memorial e, que os vizinhos estavam levando comida e água, pra ele". Não me contive e, fui ver de perto. Tentei conversar com ele, mas ele não quis acordo, fazia dor o seu aspecto. Soube depois, que ele tinha sido encaminhado para o CAPS e, que tinha melhorado.

        No dia em que o fotografei, aproveitei e o entrevistei. Perguntei o seu nome completo: Antônio Augusto Sobreira, falou que era separado da mulher e que tinha dois filhos. Um filho de 13 anos, Ernane e, uma filha de 12 anos, Eliane. Perguntei sobre os estudos dos filhos, ele respondeu que estavam frequentando a escola. O seu endereço residencial, ficava no Bairro Pirajá, na Rua Ver. José Rodrigues, 

         E, hoje, quando vi a publicação de Rosângela Tenório, sobre o seu falecimento, me veio a tona muitas lembranças que me fizeram sorrir deste louquinho santo, que divertia às pessoas com suas acrobacias no seu carrinho de mão e, com as músicas que cantava alegravam-nos, mas por dentro de sua alma, existia a angústia, a tortura, o sofrimento, a solidão. Que Deus tenha misericórdia e lhe dê o repouso eterno na glória do Pai.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA HISTÓRIA DE DESAPEGO

1º ENCONTRO DE GERAÇÕES DAS FAMÍLIAS: MACÊDO, NASCIMENTO E SAMPAIO

ROMEIROS SÃO BEM ACOLHIDOS PELA CAJUINA SÃO GERALDO