UMA HISTÓRIA DE DESAPEGO

 

         Meu pai, Luiz Pereira, conhecido como Lulu, era uma pessoa muito caridosa. Sempre aos domingos, visitava a Capela do Socorro e distribuía a cada velhinho uma pequena esmola. Em seguida levava alguns mantimentos para o Abrigo dos Idosos, na Rua São José. Abraçava um, conversava com outro, e após às visitas aos aposentos dos idosos, sentava no refeitório e ficava arrodeado deles, para que contassem suas histórias. E nesse ritual dominical eu gostava de acompanhá-lo. Algumas vezes me entristecia, vendo-os deitados, mal falando e, com ferimentos abertos e alguns, cegos, necessitando da ajuda dos outros. Mas, não posso lamentar, foi um grande aprendizado para mim. Dessa maneira, não foi difícil aprender a ajudar ao próximo. Com apenas 12 anos, após a morte do meu pai, assumi um cargo de muita responsabilidade, auxiliar minha mãe Zeneida, na educação dos meus 5 irmãos. Uma missão deveras difícil para a minha idade. E assim, um pouco obrigada pelas circunstâncias me tornei adulta cedo. E daí por diante, os meus passos e a minha vida foram direcionadas ao cuidado e zelo por meus irmãos. Florescendo, assim em mim, o espírito de disponibilidade e de altruísmo. Quando comecei a trabalhar, ao receber o ordenado reservava um pouco para dar aos mendigos que encontrava na rua. Tempo passando, casei e ajudava sempre que possível a quem nos procurava pedindo roupas; remédios e algo para comer. Gostava muito de arrumar a nossa casa com enfeites de diversos modelos e, construí um considerável número de peças como louças de várias tipos; garrafas coloridas; bibelôs; copos de tamanhos diversos; coleções de xícaras etc. Mas, chegou um determinado tempo que a tarefa que me dava muito prazer começou a me enfastiar, e pensei: "agora, o que vou fazer com tanta coisa? Jogar fora, não!" Foi quando me veio o estalo para preparar um bazar. Contei com a ajuda de várias pessoas amigas, familiares e como deu certo. Três instituições foram contempladas em espécie do valor arrecado. Uma forma gratificante que descobri de ajudar ao próximo. Querendo fazer mais uma doação pra valer, expus à venda, a coleção de papai noel em 2019. E nesse ano de 2021 consegui vender e anunciei para o conhecimento de todos vocês a venda. Toda boa ação tem uma resposta favorável, como diz, minha irmã, Analuce, "conspira para o bem!". As pessoas que compraram residem no Crato e foi através da indicação de uma amiga e ex-aluna, Sônia Alcântara, muito amiga e sabedora das coleções que Neuma e Neuma Cristina fazem, falou pra elas sobre a coleção que eu estava vendendo. Amigas e amigos, observem os nomes, e vieram conhecer. Conversa vai, conversa vem, e Neuma Cristina contou que o seu pai tinha trabalhado com Daniel na Coelce e que o nome dele, era Daniel. O coração palpitou aceleradamente, como? Falei!... É sim, eles trabalharam juntos. Pensei, grata Deus por tudo. E as negociações deram certo. Com as determinações do governo, de "ficar em casa", o meu projeto não foi praticado logo, de comprar cestas básicas, fraldas, material de limpeza etc. Pensei, e agora como fazer para distribuir? Quero executar o mais rápido possível essa minha ação. Aproveitando o momento da Semana Santa, tempo de partilha e doação, encomendei onde faço as minhas compras. 20 cestas básicas, E ontem, 5ª feira Santa, finalmente fui entregar. 

            Levei doações para o Albergue Sagrada Família; abrigados 70, Bairro Tiradentes; Casa da Esperança, Rua do Ancião, abrigados, 14; Lar Fraterno Irmã Sheila, Rua Luís Karimai, Bairro Novo Juazeiro, abrigados, 18; Abrigo dos Idosos, Rua São José, abrigados, 70; Centro Terapêutico Marcello Candia, Bairro Profª Maria Geli Sá Barreto, abrigados, 8; Casa do Idoso José Bezerra, Rua Pedro Cruz Sampaio, Bairro Juvêncio Santana, 58 abrigados, levei fraldas e não cestas básicas; Centro de Convivência Bem Aventurada Dulce dos Pobres; contribuição na conta; Comunidade de Evangelização Fonte de Vida que trabalha com jovens, Rua São Luiz, 244, na conta; O Semeador, escola que no momento não está funcionando, mas ajuda aos pais carentes, entreguei cestas e para o Mosteiro Nossa Senhora da Vitória, cestas para distribuir com os necessitados carentes, que  residem próximo. 


               Peças de quando fiz o bazar        
                     

                     Mostrando a coleção
                             
                                                        
                  

Compradoras Neuma e Neuma Cristina

                                                       Cestas básicas
                                                                    


Albergue Sagrada Família

Irmã Sheila

                                                                      
                                                         

                                                                                                 
                                                                     
      
                            Senhora Alice Lacerda, Coordenadora da Comunidade Fonte de Vida   

       

                                 Casa do Idoso José Bezerra                                                                                                                                                                       
                                                                                  
                                                                                         Semeador
                               

               
                 
                                                                  Centro Terapêutico Marcello Candia                                       
                                                                                                                                                                                                                       
                        Mosteiro de N. Sra. da Vitória                                                                          


    


                                                           

Comentários

  1. Como sou feliz em ter vc como irmã! Ao longo dos anos compreendo e vejo os seus passos firmes e fortes sempre no caminho do bem. Seu reflexo me toca e eu recebo com muita gratidão. Tenho orgulho e amo muito você. Bjooooss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1º ENCONTRO DE GERAÇÕES DAS FAMÍLIAS: MACÊDO, NASCIMENTO E SAMPAIO

ROMEIROS SÃO BEM ACOLHIDOS PELA CAJUINA SÃO GERALDO