O LIVREIRO, CHICO GARCIA E SUAS MEMÓRIAS

 


           Recebi sábado, dia 12, um áudio da amiga e agente de saúde, Rosa Félix, falando a respeito do seu Chico, que, por mais de 40 anos, trabalhou na Praça Padre Cícero com uma banca de revistas, Banca Padre Cícero. Tornou-se muito amigo de Daniel e até o encerramento de suas atividades, vendeu muitos livros escritos por ele e também coleções, discos etc. No áudio, ela falava sobre o livro “A Praça Padre Cícero” que o mesmo havia recebido das mãos do autor que o visitou, acompanhado do amigo Raimundo Araújo, até à sua residência. Ficando muito feliz e lisonjeado com a presença dos dois. Conversas, novidades, a empolgação foi tão grande que esqueceu de pedir o autógrafo no livro, deixou então para depois. Daniel faleceu e não conseguiu o seu intento. Rosa, ao visitar seu Chico nas visitas de saúde, disse que ele falou que gostaria muito que o livro fosse autografado por mim, em sua residência, ou entregava pra ela, para que ela conseguisse a assinatura. 

          Quando ouvi o áudio, respondi imediatamente que iria no outro dia, domingo, com o nosso filho, Daniel Junior e ele autografaria. E assim aconteceu. A satisfação que senti ao ver a alegria que proporcionamos ao honrado senhor, seu Chico, com a nossa presença. Ele, devido a idade e problemas de saúde depende de uma cadeira de rodas. Mas, mesmo assim, é feliz, sendo tratado com muito cuidado e amor por suas filhas e neta.

          Quando entramos em seu quarto, estava assistindo um programa de futebol na tv, que foi desligada para que conversássemos um pouco. Lágrimas escorreram dos seus olhos, foi muita emoção pra ele, e para nós.

          Dirigindo-se à sua neta Andrine, pediu que localizasse, no computador, a crônica que escreveu sobre a visita dos dois amigos em 2018, e cujo presente recebido de Daniel faltava alguma coisa e que nós iríamos resolver. Caneta em punho, entrego para nosso filho autografar.

          Assim, a nossa missão foi cumprida: de Rosa, minha e do nosso filho.                

                               

                                        


       
                                              


         “VISITA DE DOIS AMIGOS IMPORTANTES PARA MIM

 Eu estava sozinho em casa, bateram na porta, fui ver quem era, era Daniel Walker pesquisador e professor e professor Raimundo Araújo. Fiquei bastante lisonjeado com a visita dos dois amigos. Aproveitamos a oportunidade para colocar os assuntos em dia. Conversamos sobre vários assuntos da atualidade. Quando Daniel lançou o livro História da Praça, comprei a Manoel da Solaris um. Quando da visita de Daniel a mim, ele trouxe de presente um livro a História da Praça, o que eu comprei mandei para meu primo Odilon em Brasília. Da mesma maneira que tive alegria tive também uma tristeza que foi a notícia do falecimento do Dr. Francisco Moreira meu amigo desde 1950. Conversamos sobre assuntos do Brasil, chegou o momento dos dois amigos voltarem aos seus afazeres, recebi o livro que Daniel me presenteou, mas esqueci o principal, que era pedir para Daniel autografar o livro que me presenteou. Fiquei esperando uma oportunidade para levar o livro para Daniel autografar, mas as coisas as vezes nunca saem como a gente quer, fazemos um plano e Deus faz outro.

Fiquei triste quando recebi a notícia do falecimento de Daniel e não era pra menos”.   

                                           Francisco Pereira da Silva

                                                 (Chico Garcia)


                         Notícia publicada no Juaonline em 08 de junho de 2008




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA HISTÓRIA DE DESAPEGO

1º ENCONTRO DE GERAÇÕES DAS FAMÍLIAS: MACÊDO, NASCIMENTO E SAMPAIO

ROMEIROS SÃO BEM ACOLHIDOS PELA CAJUINA SÃO GERALDO